Equipas Operacionais

As Equipas Operacionais dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas são equipas dotadas de valências especializadas, com o objetivo de atuar como complemento às equipas de socorro, onde os meios convencionais não são eficazes.

Resgate1_edited.jpg

Equipa de Salvamento e Resgate

A Equipa de Salvamento e Resgate dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas foi constituída em 1995, com o objetivo principal: o Salvamento e Recuperação de pessoas e bens em situações de difícil acesso, onde os meios normais devido ás suas limitações não conseguem atuar.

Temos como exemplo a Falésia da Arriba Fóssil, Edifícios de Grande Altura, Espaços Confinados com condutas de esgoto, árvores, poços etc.

ESM_edited.jpg

Equipa de Salvamento Marítimo

A Equipa de Salvamento Marítimo dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas é uma equipa centenária, constituída em 1913. Tem maior prevalência durante a época balnear, onde reforça as praias da Costa da Caparica, que vão desde São João da Caparica (Concelho de Almada) até à Lagoa de Albufeira, com um Veículo de Salvamento e uma Mota de Água de Salvamento efetuando diversos serviços como pré-hospitalares, de vigilância nas praias e auxílio em salvamentos marítimos.


As praias da Costa de Caparica estendem-se por uma frente de areia de 20 quilómetros e têm mais de 50 concessões de zona balnear. Durante a época balnear, estas são frequentadas por milhares de pessoas vindas, na sua maioria, da zona metropolitana de Lisboa.

Mergulho2_edited.jpg

Equipa de Mergulho

A Equipa de Mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas foi constituída em 2005, com o principal objetivo Resgatar Pessoas e Bens no Meio Aquático.


A nossa área possui muitas zonas aquáticas nas quais se praticam as mais diversas actividades, desde as recreativas ás profissionais, por isso contamos desde a data de constituição da Equipa com uma forte componente de formação, de forma a podermos manter o elevado nível técnico de conhecimento e de prontidão na actuação em situações reais, onde todas as variáveis podem ser decisivas para o sucesso da operação, bem como para a vida dos demais intervenientes

EBS2.jpg

Equipa de Busca e Salvamento - K9

A Equipa de Busca e Salvamento K9 dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas foi constituída em 2019, e foi pioneira no concelho de Almada. Tem como principal objetivo encontrar e resgatar vitimas em zonas amplas ou de difícil acesso. 


A nossa equipa atua na busca de pessoas em escombros de estruturas colapsadas ou desaparecidas em grandes áreas (mato ou floresta), espaços confinados e malha urbana abandonada e degradada.   

 

Cultura e Desporto

Os Bombeiros Voluntários de Cacilhas contam com um Núcleo de Cultura e Desporto, que graças a proatividade dos elementos do corpo de bombeiros, conta com representações de norte a sul do país, e também em vários pontos do mundo.

Rescue1_edited.jpg

Equipa Rescue

A equipa Rescue foi constituída em 2012, com o objetivo de participar na competição nacional promovida pela ANSD. Em 2013 conquistaram o seu primeiro lugar no pódio nacional, onde se mantém até hoje, e desde 2014 que está presente nas competições mundiais da WRO - o Rescue World Challenge. 

Esta equipa conta com representações no Reino Unido, Brasil, Roménia, Africa do Sul e França. 

Futsal_edited.jpg

Equipa de Futsal

A Equipa de Futsal foi construída na década de 80 com o objetivo de promover o convívio entre as associações de bombeiros do país e a boa forma física dos elementos.

Conta com participações de norte a sul do país, e possuí uma vasta coleção de trofeus das suas vitórias ao longo dos anos.

sangue_edited.jpg

Grupo Benévolo de Dadores de Sangue

O Grupo Benévolo de Dadores de Sangue foi fundado em 20 Maio 2002, com o objetivo de, em conjunto com o IPS, organizar recolhas de sangue para quem mais precisa. 

Desde então, o grupo tem vindo a realizar várias colheitas, contanto já com mais de 250 dadores inscritos.

72078323_531724414072407_918624267373325

Fanfarra

A fanfarra dos Bombeiro Voluntários de Cacilhas foi constituída na década de 60, com o objetivo de animar as festas da terra com instrumentos musicais. 

 Com o passar dos anos, foram expandidas as representações ao território nacional, mas nunca deixando de estar presentes nos marcos importantes da nossa cidade. 

 Neste  momento, a fanfarra é constituída maioritariamente pelos infantes e cadetes, e serve como preparação da disciplina e aprumo necessários à função de bombeiro.

Banda_edited.jpg

Banda

A banda dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas foi constituída em 1990. A sua primeira atuação foi  na comemoração do 100º aniversário da associação, em 1991.

Desde então, a Banda já representou a associação em vários eventos nacionais e continua com o seu objetivo de formar jovens no seu percurso musical. 

EIC_edited.jpg

Escola de Infantes e Cadetes

A Escola de infantes e Cadetes é o primeiro contato que as crianças têm com o corpo de bombeiros. Nesta escola as crianças aprendem (a brincar) as técnicas de bombeiros e iniciam o seu percurso formativo. 70% das crianças que frequentam a escola, acabam por se tornar bombeiros no futuro.

 

21 272 2520

Av. Aliança Povo M.F.A 855, 2800 Almada, Portugal

  • Google Places
  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Bombeiros Voluntários de Cacilhas. Criado por Paulo Surgy