PERGUNTAS FREQUENTES

Dúvidas? As respostas estão aqui!

QUERO SER BOMBEIRO VOLUNTÁRIO. O QUE EU PRECISO FAZER?

Para ser bombeiro voluntário terá de ter entre 18 e 44 anos, possuir robustez física e perfil psicológico adequado à função e ter a escolaridade mínima obrigatória.

COMO REPORTAR UMA VIOLAÇÃO DA LEI DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS?

Todas as infrações detetadas ou pedidos de esclarecimento devem ser remetidos para o email:

anpc.contraordenacoes@prociv.pt

PORQUE OS BOMBEIROS VESTEM O FATO PARA ENTRAR NA CASA DOS DOENTES?

A 11 de março de 2020 foi decretado pela ONS o estado de pandemia, devido ao novo vírus SARs-COV 2 (COVID 19). Com o evoluir da situação, em meados de abril foi decretada a entrada na fase da mitigação do vírus, durante a qual todo o cidadão com apenas um dos sintomas do vírus seria considerado como suspeito de ser portador de COVID 19. Os nossos elementos, em farão uma abordagem inicial à distância com o objetivo de certificarem se o doente tem sintomas suspeitos (tosse, febre, diarreia, dor de barriga ou falta de olfato/paladar). se algum destes sintomas for detetado, os nosso elementos terão de recorrer ao uso de equipamento de proteção individual, para sua segurança.

QUANDO CHAMO O INEM APARECEM OS BOMBEIROS. PORQUÊ?

90% do socorro pré-hospitalar é assegurado pelos bombeiros. Num protocolo celebrado com o INEM, os mesmos cedem as viaturas, que são depois tripuladas pelos nossos operacionais, sempre sob a coordenação do CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes).

LIGUEI 112 PARA PEDIR UMA AMBULÂNCIA; EM VEZ DE ENVIAREM UMA, MANDARAM-ME LIGAR PARA OS BOMBEIROS. PORQUÊ?

Ao ligar 112 para pedir uma ambulância, a chamada é passada ao CODU (Cento de Orientação de Doentes Urgêntes) que através de um leque de perguntas conseguem fazer uma triagem da situação e definir a sua prioridade. Se após a triagem identificarem que a situação não é emergente, mas que requer na mesma transporte à unidade hospitalar, será facultado o contato do corpo de bombeiros mais próximo, para que possa fazer o agendamento da ambulância com um grau inferior de prioridade.

QUERO FAZER UMA QUEIMA DE SOBRANTES. COMO PROCEDER?

Para efetuar uma queima de sobrantes, deve solicitar autorização através da aplicação:

fogos.icnf.pt/queimasqueimadas

Se durante a queima for abordado pelas autoridades ou bombeiros, deverá mostrar o comprovativo de autorização.

Mesmo com autorização, deve evitar queimar com tempo quente e soco e com vento.