Perguntas Frequentes
Dúvidas? As respostas estão aqui!
Quero ser bombeiro voluntário. O que eu preciso fazer?
Para ser bombeiro voluntário terá de ter entre 18 e 44 anos, possuir robustez física e perfil psicológico adequado à função e ter a escolaridade mínima obrigatória.
Como reportar uma violação da lei de prevenção e segurança contra incêndios?
Todas as infrações detetadas ou pedidos de esclarecimento devem ser remetidos para o email:
Porque os bombeiros vestem o fato para entrar na casa dos doentes?
A 11 de março de 2020 foi decretado pela ONS o estado de pandemia, devido ao novo vírus SARs-COV 2 (COVID 19). Com o evoluir da situação, em meados de abril foi decretada a entrada na fase da mitigação do vírus, durante a qual todo o cidadão com apenas um dos sintomas do vírus seria considerado como suspeito de ser portador de COVID 19. Os nossos elementos, em farão uma abordagem inicial à distância com o objetivo de certificarem se o doente tem sintomas suspeitos (tosse, febre, diarreia, dor de barriga ou falta de olfato/paladar). se algum destes sintomas for detetado, os nosso elementos terão de recorrer ao uso de equipamento de proteção individual, para sua segurança.
Quando chamo o INEM aparecem os bombeiros. Porquê?
90% do socorro pré-hospitalar é assegurado pelos bombeiros. Num protocolo celebrado com o INEM, os mesmos cedem as viaturas, que são depois tripuladas pelos nossos operacionais, sempre sob a coordenação do CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes).
Liguei 112 para pedir uma ambulância; em vez de enviarem uma, mandaram-me ligar para os bombeiros. Porquê?
Ao ligar 112 para pedir uma ambulância, a chamada é passada ao CODU (Cento de Orientação de Doentes Urgêntes) que através de um leque de perguntas conseguem fazer uma triagem da situação e definir a sua prioridade. Se após a triagem identificarem que a situação não é emergente, mas que requer na mesma transporte à unidade hospitalar, será facultado o contato do corpo de bombeiros mais próximo, para que possa fazer o agendamento da ambulância com um grau inferior de prioridade.
Quero fazer uma queima de sobrantes. Como proceder?
Para efetuar uma queima de sobrantes, deve solicitar autorização através da aplicação:
fogos.icnf.pt/queimasqueimadas
Se durante a queima for abordado pelas autoridades ou bombeiros, deverá mostrar o comprovativo de autorização.
Mesmo com autorização, deve evitar queimar com tempo quente e soco e com vento.