Noticias e Informações

Artigos

Dia da mãe.jpg

Feliz Dia da Mãe


Ser Mãe de um Bombeiro é abdicar do seu filho para que ele possa servir e salvar;

Ser Mãe e Bombeira é abdicar do seu filho para poder servir e salvar!

Ainda que as frases sejam muito semelhantes, têm contornos diferentes na vida dos seus intervenientes. Ser Mãe, trabalhadora, esposa e Bombeira não é tarefa fácil, mas as nossas operacionais conseguem!

Todas as mães merecem ser homenageadas no dia de hoje, mas a nossa dedicatória vai para as nossas Bombeiras, que abdicam voluntariamente dos seus filhos em prol do serviço à população.

Feliz dia da Mãe, Guerreiras!

T. Posse cmdt.jpg

Tomada de Posse do Comandante

Maximino da Silva Viegas ingressou nos Bombeiros Voluntários de Cacilhas em 12/03/1994, com o posto de cadete. Ingressou na escola de bombeiro do ano 1998, sendo promovido ao posto de bombeiro de 3a em 1999. Prosseguiu a sua carreira de bombeiro até 15/01/2012, data em que assumiu o cargo de Adjunto de Comando, na comissão do Sr. Comandante Miguel Silva.

Indicado pelo seu antecessor e nomeado pela Direção dos Bombeiros Voluntários se Cacilhas, toma posse no cargo de Comandante deste Corpo de Bombeiros a 15/04/2021 o Sr. Comandante Maximino Viegas

No seu discurso, o Sr. Comandante deixa aos seus homens a promessa de simplicidade, transparência e lealdade.

Fazemos votos de sucesso ao nosso Comandante!

irs.jpg

Ajude-nos a Ajudar!

Sabia que pode ajudar a causa dos bombeiros sem qualquer custo para si??

A consignação do IRS permite-lhe encaminhar uma parte do imposto a favor do Estado para uma entidade. E sem qualquer custo: num cenário de reembolso não recebe menos e num cenário de imposto adicional, não paga mais.

Através da consignação do IRS, pode atribuir a uma entidade 0,5% do IRS liquidado (imposto que cabe ao Estado depois de descontadas as deduções à coleta). Assim, em vez de o seu IRS ficar todo nas mãos do Estado, uma parte é canalizada pelo próprio Estado para a causa que escolher apoiar.

501110615. Não custa nada 

Ajude-nos a Ajudar

vacina.jpg

Já arrancou a vacinação dos nossos bombeiros

O plano de vacinação dos nossos Bombeiros já teve inicio. Nesta fase, foi possível vacinar 59 operacionais. 
Esta é mais uma batalha ganha nesta guerra que teima em persistir.

Comunicado-Desconvocada AG 21.012021_pag

Desconvocação da Assembleia

Devido ao confinamento imposto pelo Governo, informamos que a assembleia geral foi desconvocada.

130 anos.jpg

130º Aniversário

A 15 de janeiro de 1891 foi fundada a associação dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas.

São 130 anos ao serviço da população!

Infelizmente, tendo em conta o contexto pandémico que o país atravessa, não poderemos comemorar com a celebração que estes 130 anos merecem.

Contudo, mantemos-nos firmes e empenhados para continuar a trabalhar durante mais 130 anos em prol da população, dando cumprimento ao juramento que todos nós fizemos e honrando a memória dos nossos antecessores.

A SERVIR DESDE 1891

Edital_page-0001.jpg

Edital da Assembleia Geral

Informamos que estão convocados todos os sócios para estarem presentes na assembleia geral, que irá decorrer com todas as medidas de segurança impostas pela DGS.

festa Natal.jpg

Festa de Natal

Mesmo com todas as restrições e dificuldades que esta pandemia nos causou, não nos coibimos de fazer a festa de Natal para os filhos dos nossos bombeiros. 

A festa foi repleta de alegria e felixidade, mesmo com o distanciamento e mácaras. 

Miguel_edited.jpg

Até já, Comandante

Miguel Pereira da Silva entrou nos bombeiros de Cacilhas com o posto de cadete a 30/06/1991, pela mão do seu pai, também bombeiro e outrora elemento de comando desta associação.
Progrediu na sua carreira de forma exemplar até ao posto de SubChefe e é no ano de 2009 que é convidado a assumir funções de comando pelo Sr. Comandante António Godinho, com o cargo de 2o comandante, já com o intuito de ser preparado para liderar o comando.
A 15/01/2010, toma posse como comandante e passou a liderar os destinos desta associação e dos seus operacionais ao longo dos últimos 10 anos. Nesses 10 anos, houve uma série de conquistas significativas para o nosso corpo de bombeiros, tanto na vertente operacional, como na vertente formativa com as valências e acreditações alcançadas. Houveram momentos alto e baixos, como sempre existem na carreira de qualquer ser humano, mas o Sr. Comandante Miguel Silva tornou-se uma referência nacional pela sua competência e operacionalidade, e sempre foi fiel a duas frases que todos os seus bombeiros conhecem; a primeira:
"Tenho um orgulho imenso em ser vosso comandante";
E a segunda, que foi imortalizada na fachada do quartel sede:
"Honrar o passado, dignificar o presente, projetar o futuro".
O Sr. Comandante Miguel Silva cessou funções a seu pedido a 15/11/2020, mas não o podíamos deixar seguir sem uma singela homenagem aquele que foi o nosso Homem do Leme durante 10 longos anos.
Obrigado por tudo Sr. Comandante e Boa sorte!

Logotipo para EA.png

Certificação de Entidade Formadora INEM

A juntar à já existente certificação DGERT, o Bombeiros Voluntários de Cacilhas contam agora com a certificação de entidade formadora do INEM, na valência de Suporte Básico de Vida + DAE. 

Venha aprender com os melhores. 

Inscreva-se nos nossos cursos!

COVID19_edited.jpg

Bombeiros com aumento de proteção no combate à pandemia

A 11 de março de 2020, foi decretado pela ONS o estado de pandemia devido ao novo vírus SARs-COV 2 (COVID 19). Com o evoluir da situação, em meados de abril foi decretada a entrada na fase da mitigação do vírus, durante a qual todo o cidadão com apenas um dos sintomas do vírus seria considerado como suspeito de ser portador de COVID 19. Os nossos elementos, em farão uma abordagem inicial à distância com o objetivo de certificarem se o doente tem sintomas suspeitos (tosse, febre, diarreia, dor de barriga ou falta de olfato/paladar). se algum destes sintomas for detetado, os nosso elementos terão de recorrer ao uso de equipamento de proteção individual, para sua segurança.

1010517_470447163047996_2041771048_n.jpg

Bombeiros Voluntários de Cacilhas reforçados

Com o aproximar da época critica de incêndios, os Bombeiros Voluntários de Cacilhas contam desde o dia 01 de junho com duas equipas de combate, prontas a intervir em ocorrências de incêndio rural.

Nesta altura, evite fumar ou foguear em povoamento de mato ou área florestal e siga as recomendações da ANEPC.

A FLORESTA SEGURA, DEPENDE DE TODOS!